Links Menu

Já pensou em ter um robô dentro da sala de aula para tornar as aulas híbridas mais humanizadas?

Nós pensamos! E vamos proporcionar essa inovação aos nossos alunos, com o objetivo de terem aulas híbridas mais humanizadas.

Colégio de Londrina adquire o 1º Robô Educacional para tornar as aulas híbridas mais humanizadas

 Você já ouviu falar em um robô com inteligência artificial capaz de trazer para o ensino híbrido a interação entre alunos de forma presencial e on-line? Um robô capaz de dar ao professor maior mobilidade para trabalhar? Sair de um espaço pequeno de atuação para poder circular livremente pela sala e poder ministrar as aulas como se todos os alunos estivessem interagindo de modo presencial?

O nome do produto é EduCart, um carrinho educacional. Como o robô tem rodízios, permite por meio de sua mobilidade, a criação de vários cenários de aula. Ele é formado por uma câmera de alta resolução 4K, com zoom óptico que capta as imagens em um ângulo de até 120°.Considerada uma das melhores do mundo para videoconferência, ela é controlada por uma inteligência artificial que possibilita o enquadramento automático do professor enquanto ele ministra a aula (“descrito por alunos e professores como o grande diferencial do robô, pois deixa a aula muito mais dinâmica e realista, chamam de encantamento da solução”). Além disso, contém 6 microfones de alta qualidade acoplados à inteligência artificial, que permite uma redução significativa de ruídos, diminuindo possíveis barulhos que não fazem parte das aulas. Essa tecnologia também permite que os alunos e professores se comuniquem entre si de modo on-line e sem o uso do microfone tradicional.

Nele também há um monitor que permite uma interação constante entre professor e aluno, recurso que tem feito uma diferença enorme no tempo de resposta aos questionamentos dos alunos.

O estudante que está interagindo remotamente se sente na posição do robô e a inteligência artificial permite que ele acompanhe o professor, gerando a sensação de estar presencialmente em sala de aula.

Como o robô tem acoplado um monitor, o professor consegue acompanhar a reação dos alunos em tempo real, podendo verificar se há alunos com dúvidas, convidá-los a fazer perguntas. Isso faz com que a aula fique mais dinâmica e acolhedora.

As aulas híbridas estão acontecendo por todo o mundo e, cada vez mais, a tecnologia alcança lares, famílias e alunos. Adquirir ferramentas e equipamentos de ponta traz para o ensino híbrido a possibilidade de os alunos acompanharem as aulas dentro e fora do Colégio.

Ouvindo principais queixas de alunos do 3º ano do Ensino Médio e entendendo o quanto o ensino on-line não está sendo fácil, o Colégio Interativa buscou trazer para os estudantes uma solução para um problema de que mais se queixavam: a dificuldade de interação entre os amigos, pois a saudade de estar no Colégio, participar de um intervalo entre as aulas com a turma, trocando experiências em tempo real com todos, ouvindo e vendo os colegas durante uma aula junto com o professor é o que torna a aula bacana, divertida e menos cansativa, contam esses  alunos.

Sentindo as “dores” de ouvir os sentimentos dos alunos, a Mantenedora Jane Orsi não mediu esforços para buscar e pesquisar uma solução no quesito “Humanizar as aulas” no ensino híbrido. Após muitas pesquisas, conheceu o Robô Educacional capaz de trazer uma solução completa que simula a presença de um aluno que está em ensino remoto fora da sala de aula presencial e integrá-lo sem a necessidade de locomoção.

Possibilitar a entrega de uma sala mais realista e interativa aos alunos que estão participando on-line, para que se sintam mais integrados, como se estivessem presencialmente na escola, faz o aproveitamento do conteúdo ser experiencial.

O que todos queremos é que o aluno que está estudando remotamente aprenda igual ao aluno que realiza suas atividades de forma presencial, mas, acima de tudo, gostaríamos de possibilitar a melhora

da saúde emocional daqueles que estão em casa, pois humanizar essa forma de ensino trará muitos benefícios aos estudantes, seus familiares e ao Colégio.

Quer conhecer o Robô? Confira o vídeo!

Voltar

Outras notícias
© 1986/2021 Interativa Londrina.