Links Menu

Interativa Contra o Bullying - Setembro Amarelo

O Colégio Interativa está sempre atento ao aspecto socioemocional dos alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Na Educação Infantil, esse trabalho é realizado com orientações aos alunos e famílias, referentes ao respeito e  à aceitação das diferenças entre os colegas, por meio de contação de histórias, músicas, brincadeiras e outros momentos lúdicos.

No Fundamental do 1º ao 5º ano, o trabalho é realizado com o apoio do material “Aprendendo a Ser” que aborda os sentimentos, pensamentos e emoções. Tal discussão ocorre semanalmente ou, quando necessário, em aulas de tutoria. Além disso,  estratégias são propostas para lidar com as diferenças nas relações diárias.

Já no Fundamental, do 6º ano ao 9º ano, e no Ensino Médio, temos ações dos tutores, que semanalmente e/ou quando necessário abordam questões de autoconhecimento, conhecimento do grupo, empatia, respeito, projetos de ações sociais, bem como são oferecidas palestras sobre adolescência, bullying, depressão, entre outros assuntos relevantes para a vida dos alunos.

Por isso, o Colégio Interativa apoia a Campanha Nacional do Setembro Amarelo, na qual acontece a conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, essa campanha foi criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.  O Colégio Interativa apoia essa causa e iniciou suas ações com a campanha #todoscontrabullying  #Interativacontraobullying.

No período de 21 de Agosto a 13 de Setembro, a Psicologia Escolar realizou uma roda de conversa com os alunos do 4° ano do Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, a respeito do tema: Bullying.

Diante da relevância social deste tema, se faz importante realizar ações como esta, que visem à promoção da saúde mental dos nossos alunos, levando-os a se tornarem os próprios agentes de transformação em nossa escola e na sociedade como um todo.

O Bullying é uma violência que ocorre entre crianças e adolescentes, que demarca um desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima e que podem deixar marcas significativas para o resto da vida.

Ele acontece de diversas formas, como a violência física, verbal, material, moral ou sentimental, psicológica, sexual, além do cyber bullying. Este último tem se tornado bastante recorrente, e é visto como um dos mais perigosos na atualidade, pois envolve agressão e humilhação por meio da internet, e por se tratar de um meio de comunicação de grande e rápido alcance, mais humilhações podem ocorrer por pessoas que estejam fora do convívio social da vítima, aumentando o poder do bullying, conforme salienta o Psicólogo Marcelo Souza em entrevista ao Jornal de Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

O agressor pode ser definido de duas formas: o ativo e o passivo. O primeiro é o indivíduo que pratica a violência, aquele que inicia os atos que denigrem a vítima. Em geral, estes agressores são pessoas com baixa autoestima, com problemas de autoconfiança e uma capacidade de empatia extremamente baixa, podendo, inclusive, sentir prazer com a realização da violência. O agressor passivo é aquele que participa da ação do agressor ativo, contribuindo com as piadas, com as difamações, não se posicionando diante de cenas que presencia e dando reconhecimento ao agressor principal, permitindo que o bullying continue e se espalhe.

Em relação às vítimas, pode-se perceber uma baixa assertividade e habilidades sociais prejudicadas, são pessoas mais caladas, tímidas e até mesmo podem ser estereotipadas por terem uma característica física ou cultural diferente do grupo que comete os atos de violência, porém as variáveis que influenciam a esse respeito são inúmeras.

As consequências para quem sofre tais violências são diversas, podendo incorrer em uma baixa autoestima, ocorrência de transtornos depressivos, de ansiedade, alimentares, pânico, problemas físicos de saúde, baixo rendimento escolar e, em casos mais graves, pode levar até mesmo ao suicídio e contribuir para que o indivíduo viva uma vida de intenso sofrimento.

Segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2015, programa do Ministério da Educação (MEC), à época desta avaliação, um em cada dez estudantes brasileiros era vítima de bullying. Por isso, é importante para os pais estarem atentos aos sinais que podem surgir em seus filhos, tais como, voltar da escola com roupas ou pertences danificados, doenças frequentes, mudanças de hábitos alimentares, dificuldades para dormir ou presença de pesadelos, desinteresse pela escola ou queda no rendimento escolar, afastamento dos amigos, baixa autoestima, interesse por mudar seu estilo, como roupas, cabelo ou corpo, medo generalizado, aparência triste, comportamentos depressivos e ansiosos ou até mesmo, envolvimento em conflitos com outros amigos, sempre percebendo a intensidade e a frequência de ocorrência destes episódios. Diante disso, é importante a busca por um profissional para identificação e tratamento.

A ação com os alunos na escola buscou discutir mais sobre este tema, bem como colocar à disposição dos alunos a rede de apoio escolar – psicólogos escolares, professores e colaboradores, além de fazer conhecer as políticas públicas existentes por meio da Lei 13.185/2015 de combate ao bullying, para que munidos de informações e participantes de relações com os amigos, os discentes disseminem a informação entre si e se protejam da violência no território escolar e também fora dele.

Para finalizar a conversa, foi proporcionado um momento de reflexão em cima da seguinte frase: “Presença ou ausência de determinadas características não são suficientes para determinar a inferioridade de alguém, a não ser que seja a presença de prepotência e egoísmo e a ausência de compreensão e amor”. Por meio dessa dinâmica, buscamos alertar os alunos sobre a classificação de pessoas a partir de suas características físicas e/ou culturais e levá-los a pensar sobre atitudes de respeito e empatia.

O bullying ocorre por inúmeros fatores. Por esse motivo, é fundamental que pais, alunos, funcionários, toda a comunidade escolar e a sociedade de modo geral sejam corresponsáveis e estejam atentos e participativos no combate a esta violência, e que olhem cuidadosamente tanto para a vítima como para o agressor, pois ambos são indivíduos em sofrimento e precisam de ajuda.

Assim, tendo em vista tudo o que foi exposto, é extremamente importante que todos se envolvam nesta causa e fortaleçam a campanha #InterativacontraoBullying.


Confira as todos desta ação nas nossas redes sociais:
Facebook: 
https://www.facebook.com/pg/colegiointerativalondrina/photos/?tab=album&album_id=2699053850137567

I
nstagram: https://www.instagram.com/colegiointerativa/


Por: Éder Ribeiro -  psicólogo auxiliar e Rafaela Vieira - psicóloga escolar.

Galeria de Fotos

Voltar

Outras notícias
© 1986/2019 Interativa Londrina.