Links Menu

Estudante londrinense publica artigo científico em revista renomada

Amanda Kakuno, aluna egressa do Colégio Interativa, é co-autora de um artigo que será publicado na Food Science and Technology, uma renomada revista científica internacional.

Amanda Kakuno, aluna egressa do Colégio Interativa, é co-autora de um artigo que será publicado na Food Science and Technology, uma renomada revista científica internacional. Intitulado “Determination of betagalactosidase activity from Saccharomyces fragilis IZ 275”, o artigo foi produzido em parceria com o mestrado do leite da Unopar, e é resultado de um trabalho do qual Amanda faz parte desde 2014.

A publicação foi fruto do projeto que a estudante desenvolveu no colégio, em parceria com a Unopar, cujo objetivo era utilizar o soro do leite como meio de cultivo para o crescimento de uma levedura que produz lactase, a enzima responsável por quebrar a lactose, para ajudar pessoas com intolerância. Para a estudante, estar em contato com pesquisadores de sua área de interesse durante o Ensino Fundamental e Médio foi uma experiência muito enriquecedora: “é interessante fazer parte de um grupo de pesquisa, pois sempre tínhamos grandes reuniões com todos os participantes, em que debatíamos nossos trabalhos e trabalhávamos de forma conjunta para obtermos melhores resultados”. A publicação na revista foi fruto de um conjunto de resultados satisfatórios obtidos pelo grupo, que juntou as pesquisas individuais de cada um para formar um único artigo. 

Segundo Amanda, a experiência de desenvolver, durante o Ensino Médio, um trabalho científico em uma universidade foi essencial para sua formação como pesquisadora. A aluna, que estudou no Interativa desde os 3 até os 17 anos, afirma que o incentivo do colégio fez diferença: “muito do que sou hoje é graças à educação que tive no colégio. Meu interesse pela ciência vem da participação no SITEC (Simpósio Interativa de Tecnologia e Ciência), da permanência no laboratório. Tudo isso me levou a compreender melhor uma paixão que vou levar para o resto da vida: a ciência”. 

 

Voltar

Outras notícias
© 1986/2019 Interativa Londrina.