Links Menu

Colégio de Londrina leva dois projetos para as maiores feiras de ciências do mundo.

Pela primeira vez, uma aluna do Colégio Interativa foi escolhida para representar o Brasil na feira, desta forma o Interativa será o único colégio brasileiro a participar do evento.

Gustavo Henrique Sanches, aluno egresso do Colégio Interativa, é finalista da maior e mais importante feira científica pré-universitária do mundo, a Intel ISEF (International Science Engineer Fair). O projeto “Elaboração de um dispositivo de corte acoplado em um drone heptacopetero” foi desenvolvido pelo aluno durante o Ensino Médio, com orientação e co-orientação dos professores do Colégio Interativa em parceria com a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Essa é a 9ª participação do Interativa, sendo o 4º ano consecutivo em que alunos do colégio são finalistas no evento.

A feira será realizada entre os dias 12 e 17 de maio em Phoenix, nos Estados Unidos, e reunirá aproximadamente cerca de 1800 estudantes de 75 países, regiões e territórios. Além do credenciamento para a Intel ISEF, Gustavo já participou das duas maiores feiras científicas brasileiras, a Mostratec e a FEBRACE, além das feiras nacionais, da Genius Olympiad, nos Estados Unidos, e do programa de verão do Instituto Technion em Insrael.

No Brasil, mais de 10 mil trabalhos são inscritos nas principais feiras nacionais, dos quais apenas de 750 são classificados. Desses projetos, apenas 18 são selecionados anualmente para formar a delegação brasileira, formada pelos melhores trabalhos do país. A Intel ISEF é equivalente à final das competições de pesquisa científica do mundo, e premia os melhores projetos com valores em dinheiro, além de viagens, bolsa de estudos, e credenciais para eventos no mundo todo.

A Broadcom Master International é um programa associado à feira Intel ISEF que reúne jovens cientistas de 24 países. Pela primeira vez, uma aluna do Colégio Interativa foi escolhida para representar o Brasil na feira, desta forma o Interativa será o único colégio brasileiro a participar do evento. O projeto selecionado chama-se “Estudo comportamental das macrófitas aquáticas na adsorção dos sólidos totais dissolvidos na água do lago Igapó”, desenvolvido pela aluna do 9º ano Isadora Fernandes Barbosa e orientado pela professora Maria Fernanda da Costa Xavier, em parceria com a UTFPR. Além da participação na feira, o programa promove outras atividades como uma visita à Universidade Estadual do Arizona e à feira Intel ISEF.

Isadora também participou de feiras científicas brasileiras, como a Milset Brasil e a Mostratec Júnior – em que conquistou a vaga de finalista na Broadcom Master International.

 

Voltar

Outras notícias
© 1986/2019 Interativa Londrina.