Links Menu

18º SITEC - O Pensamento Investigativo Transformando Vidas

Aconteceu no Colégio Interativa, entre os dias 16 a 19 e outubro, o 18º SITEC - Simpósio Interativa de Tecnologia e Ciência. O ano de 2019 foi marcado por um recorde de inscrições de trabalhos tanto de projetos internos quanto de externos.

Foram, no total, 15 escolas participantes, 163 projetos apresentados, mais de 180 avaliadores voluntários e 30 prodessores universitários, tais como a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
 
Além disso, recebemos pela primeira vez a visita de um avaliador internacional, que veio exclusivamente de Portugal para o 18º SITEC. Pedro Miguel Silva Nunes é presidente da Associação Juvenil de Ciência (AJC) e um dos organizadores da Youth Science Meeting.
 
Cada vez mais, o SITEC vem se destacando na região, e, hoje, avaliar esses projetos faz parte da grade curricular do curso de Geografia da UEL, conforme nos contou Patrícia F. Paula Shinobu, docente da graduação.  Com isso, participar deste momento é uma oportunidade para melhorar o currículo dos estudantes e avaliadores.  
 
Neste ano, além das novidades mencionadas anteriormente, tivemos também um momento ímpar para a história do Colégio Interativa e para a pesquisa científica regional: foi apresentado, no dia 19 de outubro, durante o cerimonial de premiação, o FITEC BRASIL (Feira Interativa de Tecnologia e Ciências), o qual consiste em uma feira nacional e que receberá projetos científicos de escolas de todo o território brasileiro.
 
Concomitante a isso, também ocorreu o lançamento do IIATEC (Instituto Interativa de Artes Tecnologia Engenharia e Ciências), um sonho das mantenedoras Jane Orsi e Maria Escaraboto, projeto este que receberá alunos de baixa renda de escolas públicas, para que sejam orientados e possam desenvolver suas propostas científicas com o maior amparo profissional e estrutura física disponíveis.
 
Sendo assim, agradecemos a todos os envolvidos neste 18º SITEC: alunos, professores, colaboradores, famílias e, também, aos profissionais das universidades e doutores que nos apoiaram, nas mais diversas áreas do conhecimento.
 
Na comunicação oral, agradecemos aos professores Pedro Miguel Silva Nunes, Joice Sifuentes dos Santos, Suzana Nixdorf, Gabriela Marins Correa de Oliveira, Tânia Aparecida da Silva Klein, Marcelo Silveira, Helenara Regina Sampaio, Andrea Zompero, Anderson Teixeira Rolim, Marcele Tavares Mendes, Cristiano Forster.
 
Da mesma forma, agradecemos aos professores doutores, responsáveis pelos avaliadores. Da UEL, Patrícia F. Paula Shinobu, Tânia Aparecida da Silva Klein e Suzana Nixdorf, da UTFPR, Marcele Tavares Mendes, e aos docentes da UNOPAR.

Confira os depoimentos sobre o 18º SITEC:

 Confira a cobertura completa do 18º SITEC com a Julie Bicas:

Galeria de Fotos

Voltar

Outras notícias
© 1986/2019 Interativa Londrina.