Fique por dentro das últimas NOTÍCIAS

Do you habla que língua?

Por Paula Carvalho

Gerente do Departamento de Relações Institucionais – Colégio Interativa

A Globalização já faz parte da nossa vida. Sendo assim, aprender um idioma se tornou uma necessidade básica para todos que se preparam para ingressar em um mundo cheio de novidades e desafios. “O domínio de idiomas significa crescimento, desenvolvimento e, acima de tudo, melhores condições de acompanhar as rápidas mudanças que vêm ocorrendo nesse novo e tecnológico século” diz Júlio César, coordenador da área de idiomas do Colégio Interativa.

Mas engana-se quem pensa que o inglês é um diferencial. Não é mais! Com toda essa globalização, além do inglês, saber outro idioma faz com que seu currículo seja diferente e almejado por empresas que buscam algo a mais. Hoje o inglês deixou de ser diferencial para ser obrigação, e o aprendizado de um terceiro idioma em mundo tão competitivo se faz extremamente necessário.

Com cerca de 500 milhões de falantes, o espanhol é a segunda língua mais falado no mundo por número de usuários e o segundo idioma de comunicação internacional, atrás do inglês. Importante para a cultura, negócios e política, a língua espanhola ocupa uma posição determinante no cenário mundial e cada vez mais desperta o interesse de quem deseja aprender uma segunda língua.

Neste contexto, o espanhol se apresenta como uma das melhores e mais vantajosas escolhas para os brasileiros, tanto do ponto de vista profissional e acadêmico como cultural. Por esse motivo o Colégio Interativa escolheu o idioma hispânico como o segundo idioma a ser ministrado dentro da grade curricular do aluno.

A proposta bilíngue é uma proposta diferenciada e inovadora. O compromisso é oferecer ao aluno um programa linguístico eficaz e consistente em língua inglesa e espanhola que propicia um vasto e variado ambiente de aprendizagem, permitindo, dessa forma, que o aluno desenvolva competências e habilidades de forma ampla e prazerosa. Como referência, o Colégio Interativa tem a mesma metodologia utilizada na União Europeia para o ensino do segundo idioma, o qual é baseado nas diretrizes do Ensino Integrado de Conteúdos e Língua, o CLIL (Content and Language Integrated Learning), oferecendo aulas que vão além das quatro paredes, como: visitas pedagógicas para conhecimento e investigação do mundo, imersão linguística e cultural, explanação de temas e eventos multiculturais.

Segundo o coordenador Júlio Cesar, esse aprendizado se dá de diferentes forma e enfoques. “Usamos como material de apoio a coleção Become – UNOi que promove não somente o ensino de inglês, mas também o ensino em inglês, em consonância com a filosofia CLIL. Desse modo, os estudantes vivenciam conteúdos de seus interesse e conduzem projetos diretamente no idioma, o que lhes permite desenvolver simultaneamente fluência e múltiplas habilidades”, explica.

Os alunos se tornam capazes de se comunicar efetivamente em inglês enquanto debatem temas atuais e desenvolvem seu pensamento crítico. Além do uso do material, o Colégio faz uso de iPads em sala de aula, aplicativos e jogos educativos que levam o aluno a vivenciar e a lapidar o aprendizado de forma prazerosa e lúdica.

Para o aluno que ingressa em uma escola bilíngue e ainda não teve a experiência de aprender efetivamente os idiomas, os professores são orientados a dar uma atenção especial a estes, para que se sintam confortáveis durante as aulas. É solicitado também aos pais que ajudem seus filhos em casa de acordo com as orientações recebidas. Os efeitos destes esforços variam de caso a caso. Cada aluno tem sua própria aptidão linguística, ou seja, algumas se saem muito bem e absorvem a língua rapidamente e outras precisam permanecer se esforçando o ano todo. “Mas, na maioria dos casos, o retorno, seja ele a curto ou em longo prazo, é muito satisfatório e eles se tornam linguisticamente aptos progressivamente”, afirma.

No caso de alunos que já estão estudando no colégio desde as séries iniciais (que é quando se inicia a proposta bilíngue), passam a entender o idioma de forma satisfatória em dois ou três anos, mas a fluência pode variar. Alguns mais precoces atingem em torno do 5º ou 6º ano do fundamental, outros no 9º ano e alguns mais tardios no Ensino Médio. De acordo com o coordenador, tudo vai do empenho do aluno no aprendizado do idioma.

A dúvida mais frequente dos pais é: “Trazer os filhos para uma escola com proposta bilíngue ou matriculá-los em escolas de idiomas? Como escolher?”. A metodologia utilizada no Colégio Interativa não enfoca a gramática como forma fundamental de aprendizagem do idioma, mas a comunicação oral e a compreensão auditiva são a base primordial do processo de aquisição de linguagem. Assim como um bebê que ao nascer aprende o idioma de forma natural, é focado o aprendizado não na memorização de regras, mas no domínio da oralidade e habilidade de percepção auditiva.

O Colégio proporciona uma carga horária diária do Inglês na Educação Infantil e do 1º ano até o 9º ano; o inglês se apresenta com uma frequência de 4x na semana e 1x o espanhol. Assim sendo, além da metodologia que se é utilizada, estar no mesmo ambiente, quantidades de horas e dias que os alunos são expostos à estes idiomas, faz com que: tempo, distância e principalmente valores, sejam considerados pelas famílias que buscam esse diferencial na vida dos filhos.

De acordo com Júlio César é importante ressaltar que as famílias que desejarem matricular seus filhos em uma escola com proposta bilíngue, certifiquem-se que os idiomas ensinados nos Colégios tem uma certificação internacional, ou seja, que demonstre de uma maneira clara e reconhecida internacionalmente, qual o nível de conhecimento adquirido durante os anos estudados.

No Colégio Interativa, esse reconhecimento se dá pelo TOEFL – líder mundial em avaliação que norteia e certifica o desenvolvimento da proficiência na língua inglesa. E para aqueles alunos que terminarem o Ensino médio, além do TOEFL, é oferecido também a certificação internacional do espanhol – DELE.Imagem - Matéria - Espanhol

Quer marcar uma visita conosco?

Preencha o formulário e entraremos em contato para agendarmos sua visita