Fique por dentro das últimas NOTÍCIAS

Ciência, inovação e mão na massa movimentaram a 16ª edição do SITEC.

Colégio Interativa realizou a maior feira de iniciação científica jovem de Londrina.

 

Iniciação científica jovem, projetos inovadores e pesquisa de qualidade foram vistos no 16º Sitec – Simpósio Interativa de Tecnologia e Ciências que este ano teve como tema “Inspirando pequenos e grandes cientistas”.

Entre os dias 14 e 18 de novembro o Colégio Interativa realizou mais uma edição da maior feira científica de Londrina. Ao todo foram mais de 100 participações em feiras nacionais e internacionais, diversos prêmios recebidos e cerca de 120 projetos científicos produzidos por alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II e Médio. O SITEC acontece dentro da disciplina de Iniciação Científica que é coordenada pelo professor Leonardo Augusto Fernandez e tem por objetivo aproximar os alunos dos conceitos práticos e teóricos por meio da pesquisa, estimulando assim a criatividade, autonomia e curiosidade.

O evento científico não tem fins lucrativas e é filiado a importantes feiras científicas nacionais e internacionais como Febrace (SP), Mostratec (RS), MOCINN e Genius Olympiad (EUA). O Colégio também já foi selecionado várias vezes para participar de feiras internacionais como Intel e Google, ambas nos Estados Unidos, sendo as maiores feiras de ciências do mundo, além de ganhar 2 bolsas de 40 dias para o Instituto Weizmann em Israel.

Os projetos dos alunos do 6º ano ao Ensino Médio foram avaliados por profissionais de todo o Brasil, em sua maioria professores universitários com mestrado, doutorado e pós-doutorado, nos dias 17 e 18 de novembro das 8h às 12h e foram classificados entre as categorias de ciências biológicas, ciências humanas, ciências exatas, ciências agrárias, engenharia, comunicação oral e melhor trabalho por turma. Já para os pequenos cientistas, existem duas categorias: Brincando com a Ciência (Educação Infantil) e Ciência Divertida (Ensino Fundamental I). Os projetos que receberam as melhores classificações foram premiados com troféus, medalhas e credenciamento para feiras nacionais e internacionais. Em 2017 o SITEC recebeu a visita da Coordenadora da Mostratec Jr., Sandra Oliveira, representando a Fundação Liberato em Novo Hamburgo (RS) que avaliou os projetos do 4º e 5º ano que concorriam a uma vaga para a Mostratec Jr. De 2018.

Entre os trabalhos apresentados estavam soluções criativas para combater problemas atuais como a sustentabilidade, saúde, dispositivos e aplicativos que facilitam o dia a dia de quem vive conectado e projetos de grande repercussão como o da aluna Maria Vitória Valoto (3ª Ensino Médio) que foi premiado 22 vezes em feiras nacionais e internacionais.

Este ano o Sitec contou com várias novidades: o Campeonato de Robótica, com batalhas de robôs, apresentação de projetos científicos de escolas públicas convidadas e a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Hospital do Câncer.

 

Agenda

  • 15 Dezembro

    Encerramento do 3º Trimestre – Término do Ano Letivo

    Leia Mais >
Veja todos os eventos >

Quer marcar uma visita conosco?

Preencha o formulário e entraremos em contato para agendarmos sua visita